Recuperação de senha ?
 
Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola
A Marca Sonangol


O nosso logótipo e marca
O logótipo da Sonangol é constituido por uma sigla e um símbolo gráfico. De fácil identificação e memorização, o logótipo da Sonangol em Angola é sinónimo de inovação e qualidade de serviço.

A sigla é o nome da Sonangol escrito na côr preto sólido (i.e. RGB: #000000) e num estilo de tipografia particular.

A marca quadrangular com as cores amarelo vermelha e preta é o símbolo gráfico por si só identifica a nossa empresa.

A criação do primeiro logótipo
Em 1976, quando foi criada a Sonangol U.E.E., Angola era um país recentemente independente. Assim sendo e para representar o espírito nacionalista foram escolhidas para o desenho do logótipo as cores da bandeira nacional: o vermelho, o preto e o amarelo.

A marca Sonangol formato horiontal.

A marca resultante da criação da identidade visual da Sonangol, foi uma combinação harmoniosa da cores com a integração do "S" que simboliza o nome Sonangol.

O nosso primeiro logótipo só existiu na versão vertical, conforme a imagem à esquerda.

Com um desenho simples e eficaz, a marca passou rapidamente a ser reconhecida como a "Sonangol".

Modernização do logótipo
Após 28 anos, em Outubro de 2004, o logótipo da Sonangol foi redesenhado para melhor reflectir o crescimento e a expansão da empresa. Com a diversificação das actividades e a criação das várias subsidiárias tornou-se imperativo estabelecer uma única marca (marca monolítica) que identifique o Grupo Sonangol como um conjunto de empresas integradas e com uma forte identidade visual.

Actualmente há duas versões do logótipo: horizontal e vertical. No primeiro caso a sigla Sonangol é colocada à direita do símbolo gráfico e no segundo abaixo do símbolo gráfico.

Regras para reprodução da nossa marca e da sigla
Esquema de Cores e tipografia
De modo a assegurar que a nossa marca e sigla terão sempre as cores, formato e tamanho correctos, colocamos a sua disposição os respectivos ficheiros para carregamento (i.e. download). Consulte a secção "Ficheiros para Carregamento" nesta página. Disponibilizamos igualmente as normas de utilização do logótipo.

Tanto a marca como a sigla da Sonangol, deverão ser impressos sobre fundo branco.

Visibilidade do logótipo
Para que marca e o logótipo sejam claramente identificáveis deverá haver sempre uma margem de isolamento (i.e. espaço branco) à volta dos mesmos. Esta margem está calculada como tendo o tamanho de dez (10) pixels.

Dentro da margem de isolamento não deverão nunca ser colocados elementos gráficos ou tipográficos que não façam parte do logótipo da Sonangol.

Se tiver que usar o nosso logótipo sobre um fundo escuro, por favor, aumente a área de isolamento ao redor da marca para que o nosso logótipo possa sobressair.

Evite o uso de fundos com padrões complexos e passíveis de serem confundidos com a da nossa marca.

 Exemplos de uso incorrecto da sigla
A sigla Sonangol não pode ser reproduzida em outra cor que não o preto sólido.    
Não use nunca o formato itálico ou inclinado para a nossa sigla.
   
Não utilize outro tipo de tipografia que não o autorizado.    
Não escreva a nossa sigla em duas (2) linhas.    
Não faça nenhum tipo de abreviação da sigla.    
Não redefina o espaçamento entre as letras da sigla.    
Não utilize a sigla Sonangol no meio de texto. Neste caso escreva simplesmente a palavra "Sonangol" com fonte e tamanho comuns ao resto do contexto.