Sonagás Energias Renováveis

A SonaGás Energias Renováveis inaugurou, a 25 de Janeiro, no Município do Cubal, Província de Benguela, um Sistema Solar Fotovoltaico, com capacidade para produzir 142 Kilowatts de energia por hora, para abastecer a mini Instalação de Enchimento de Gás daquela localidade.

Com 51 painéis fotovoltaicos instalados, uma unidade contentorizada que comporta um inversor e um sistema de armazenamento em baterias com uma autonomia para funcionar 24 horas, o Sistema permitirá a redução de 65 toneladas/ano de gases com efeito estufa, a descarbonização das operações, bem como a redução do consumo de gasóleo e dos custos de energia, operações e manutenção da Instalação.

Na ocasião, o PCE Manuel Barros realçou, que o investimento reduzirá o consumo de 18 mil litros de gasóleo por ano e produzirá energia suficiente para as necessidades da Instalação e que durante a noite, a energia será garantida pelo sistema de armazenamento em baterias. Acrescentou ainda que com a entrega em funcionamento do Sistema Solar Fotovoltaico, a mini Instalação do Cubal, que tem uma capacidade de produção instalada para o enchimento de 3.500 garrafas/dia, poderá dobrar para 7.000 garrafas/dia, em 2 turnos de 8 horas, caso o mercado necessite.

Para o Administrador Municipal do Cubal, Paulino Banja, as energias renováveis são um caminho que todos devem seguir, referindo-se também à necessidade de sensibilização da população local, no sentido de deixar gradualmente o uso do carvão e da lenha optando pelo gás de cozinha.

Manuel Xavier, Director Nacional de Segurança Industrial, Emergência e Ambiente, representante do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, enfatizou que a esta acção da Sonangol está alinhada com os Programas do Sector no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, no que toca a acções e metas para a descarbonização e contribuição para a transição energética que se avizinha.

De realçar que a Sonangol pretende, até 2027, ter 25% das suas operações a funcionar com energias renováveis e, a partir dessa data, de forma continua, prosseguir com a descarbonização das mesmas.

Presentes no evento, para além das entidades acima referidas, a Vogal da Comissão Executiva da SonaGás, Maria Amélia Correia, o Conselho de Direcção da SonaGás ER, membros da Administração Municipal e entidades tradicionais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *